domingo, 20 de abril de 2014

Tecido conjuntivo cartilaginoso - T.C.C



O tecido cartilaginoso existe no corpo sob forma de peças cartilaginosas de tamanhos muito variados. O tecido cartilaginoso não é irrigado por vasos sanguíneos e é uma das razões pelas quais as peças cartilaginosas tendem a ser pequenas em comprimento e quase sempre são delgadas. Desta maneira, são pequenas as distâncias que os nutrientes, metabólitos e gases devem percorrer para se difundir no interior da matriz cartilaginosa a partir dos vasos sanguíneos localizados no tecido conjuntivo propriamente dito que envolve a cartilagem, para atingirem os condrócitos que estão no interior da cartilagem.



Funções do tecido cartilaginoso:
Função estrutural
– oferecendo apoio e manutenção da forma de vários componentes do corpo. Ex: Na orelha, mantém aberto o conduto auditivo externo e no aparelho respiratório mantém aberto os dutos que servem de passagem de ar.
Função de revestimento – em uma superfície de articulação, de ambos os lados, as peças cartilaginosas por serem lisas, oferecem o deslizamento sem atrito com a outra superfície. Além da característica de serem lisas, há quase sempre líquido que contribui para o deslizamento adequado entre as superfícies cartilaginosas.
Função modeladora – durante a vida fetal, parte do sistema esquelético é formada por tecido cartilaginoso, que possuem a forma de futuros ossos e servem de molde para o desenvolvimento do tecido ósseo.

Quanto aos componentes da cartilagem:
Substância intercelular (matriz) – com fibras colágenas + elastina + condrina (substância mucopolissacarídica com consistência de borracha) +  preteoglicanas (proteína com glicosaminoglicanas) + ácido hialurônico + diversas glicoproteínas
Condroblastos – produz e secreta matéria intercelular, ou seja, secretam matriz ao seu redor após ficarem circundados por essa matriz, tornam-se condrócitos.
Condrócitos – atividade diminui após a formação da cartilagem
Condroblastos 


Quanto a matriz, ela pode ser:

Territorial – ao redor da lacuna de um condrócito
Interterritorial – a que se encontra entre o território de dois condrócitos distintos.

Classificações das cartilagens
Cartilagem hialina – é o tipo mais freqüente encontrado no corpo humano, formando o primeiro esqueleto do embrião que posteriormente é substituído por esqueleto ósseo.
No adulto é encontrado na parede das fossas nasais, traquéia e brônquios, na extremidade ventral das costelas e recobrindo as superfícies articulares dos ossos longos.
Sua matriz é formada por fibrilas de colágeno tipo II, proteoglicanas e ácido hialurônico.
A fresco, sua coloração é branca azulada e translúcida.

Todas as cartilagens hialinas, exceto as cartilagens articulares, são envolvidas por uma camada de tecido conjuntivo denso, denominada pericôndrio, que é responsável pela nutrição, oxigenação  e eliminação dos resíduos metabólicos.


Cartilagem elástica – é basicamente semelhante à cartilagem hialina porém inclui além das fibrilas de colágeno, uma abundante rede de fibras elásticas.
Pode estar presente isoladamente ou formar uma peça cartilaginosa junto com a hialina, são encontradas no pavilhão auditivo, na epiglote e na cartilagem da laringe.
É menos sujeita a processos degenerativos e também possui pericôndrio, e seu crescimento se dá por aposição.
A fresco, possui coloração amarelada.


 Cartilagem fibrosa – é um tecido com características intermediária entre o conjuntivo denso e a cartilagem hialina, sendo conhecida também por fibrocartilagem.
É constituída por colágeno tipo I e pode ser encontrada nos discos vertebrais, nos pontos em que alguns tendões e ligamentos se inserem nos ossos e na sínfise pubiana.

Há duas maneiras de crescimento das peças cartilaginosas:
- crescimento intersticial, que ocorre por divisão mitótica dos condrócitos.
- crescimento por aposição, que ocorre por diferenciação de células situadas na superfície das peças cartilaginosas que têm potencialidade para se desenvolver em condrócitos. Estas células, chamadas condroblastos, se comportam como células-tronco de cartilagem. Após a sua diferenciação estes novos condrócitos são adicionados à superfície da cartilagem, razão do nome crescimento por aposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário