sexta-feira, 18 de abril de 2014

Tipos de células do Tecido Conjuntivo




Fibroblastos

Sintetiza as proteínas colágenos e elastina, além das glicosaminoglicanas, proteoglicanas e glicopreoteínas que farão parte da matriz.
Estão envolvidas no crescimento e diferenciação celular, sendo as mais comuns no tecido, com capacidade metabólica variada onde células com intensa atividade de síntese são chamadas de fibroblastos e células metabolicamente quiescentes são chamadas de fibrócitos.
Com citoplasma abundante e com muitos prolongamentos, grande quantidade de reticulo endoplasmático rugoso (RER) e complexo de golgi bem desenvolvido, núcleo ovóide e grande.
Fibrócitos são menores, com aspecto fusiforme e poucos prolongamentos citoplasmáticos, núcleo menor e mais alongado, com pouca quantidade de RER.



Macrófagos
Célula muito ativa e de vida longa, com movimentação amebóide entre as fibras.
Atuam como elementos de defesa, fagocitando restos celulares, elementos anormais da matriz, bactérias, etc.
Derivam dos monócitos do sangue, onde ao penetrar no tecido conjuntivo amadurecem e adquirem as características morfológicas dos macrófagos.



Mastócitos
Célula globosa, grande e com citoplasma repleto de grânulos que se coram intensamente, com núcleo pequeno, esférico e central, de difícil observação devido a presença de grânulos.
Grânulos com alta concentração de histamina que colabora com reações imunes, com papel fundamental na inflamação, nas reações alérgicas e na expulsão de parasitas e grânulos com alta concentração de heparina que é uma substância anticoagulante.



Plasmócitos
São células grandes e ovóides, rica em RER, derivadas dos linfócitos B, por isso são responsáveis pela síntese de anticorpos.
São poucos numerosos no tecido conjuntivo normal, exceto nos locais sujeitos à penetração de bactérias e proteínas estranhas.
Os leucócitos são constituintes normais dos tecidos conjuntivos, vindos do sangue por migração através da parede de capilares e vênulas.


Células mesenquimatosas
As células mesenquimatosas se originam a partir do folheto embrionário – mesoderme; elas migram do lugar de origem e envolvem e penetram nos órgãos em desenvolvimento, originando qualquer tipo de célula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário