quarta-feira, 23 de abril de 2014

Tecido conjuntivo ósseo - Parte 2

Tipos de ossos
Os tecidos ósseos podem se apresentar de forma esponjosa, com muitas cavidades intercomunicantes e de forma compacta  com partes homogêneas, sem cavidades visíveis, a união deles formam os tipos de ossos que conhecemos:

Ossos longos
Tem o comprimento maior que a largura e são constituídos por um corpo e duas extremidades. Eles são um pouco encurvados, o que lhes garante maior resistência. O osso um pouco encurvado absorve o estresse mecânico do peso do corpo em vários pontos, de tal forma que há melhor distribuição do mesmo. Os ossos longos tem suas diáfises (laterais) que é a parte cilíndrica, formadas por grande quantidade de tecido ósseo compacto e uma pequena quantidade de osso esponjoso na sua parte profunda delimitando o canal medular e as extremidades dilatadas que são as duas epífises que apresentam grande quantidade de tecido ósseo esponjoso com uma delgada camada superficial compacta.
Ex: Fêmur, tíbia.








Metáfise: parte dilatada da diáfise mais próxima da epífise
Uma pessoa em fase de crescimento tem a diáfise separada de cada epífise pelo disco epifisário da cartilagem.

Ossos curtos
São parecidos com um cubo, tendo seus comprimentos praticamente iguais às suas larguras. Eles são compostos por osso esponjoso, exceto na superfície, onde há fina camada de tecido ósseo compacto.
Ex: ossos do carpo


Ossos chatos
São ossos finos e compostos por duas lâminas paralelas de tecido ósseo compacto, com camada de osso esponjoso entre elas. Os ossos chatos garantem considerável proteção e geram grandes áreas para inserção de músculos.
Ex: Frontal e Parietal



Além desses três grupos básicos bem definidos, há outros intermediários, que podem ser distribuído em 5 grupos: 

Ossos alongados
São ossos longos, porém achatados e não apresentam canal central.
Ex: Costelas.


Ossos pneumáticos
São osso ocos, com cavidades cheias de ar e revestidas por mucosa (seios), apresentando pequeno peso em relação ao seu volume.
Ex
: Esfenóide.
 





Ossos irregulares
Apresentam formas complexas e não podem ser agrupados em nenhuma das categorias prévias. Eles tem quantidades variáveis de osso esponjoso e de osso compacto.
Ex: Vértebras.



Ossos sesamóides

Estão presentes no interior de alguns tendões em que há considerável fricção, tensão e estresse físico, como as palmas e plantas. Eles podem variar de tamanho e número, de pessoa para pessoa, não são sempre completamente ossificados, normalmente, medem apenas alguns milímetros de diâmetro. Exceções notáveis são as duas patelas, que são grandes ossos sesamóides, presentes em quase todos os seres humanos.


Ossos suturais

São pequenos ossos localizados dentro de articulações, chamadas de suturas, entre alguns ossos do crânio. Seu número varia muito de pessoa para pessoa.



Curiosidades:
A quantidade de ossos no corpo humano é 206 ossos.


Cabeça = 22
            Crânio = 08
            Face = 14

Pescoço = 8

Tórax = 37
            24 costelas
            12 vértebras
            1 esterno

Abdômen = 7
            5 vértebras lombares
            1 sacro
            1 cóccix

Membro Superior = 32
            Cintura Escapular = 2
            Braço = 1
            Antebraço = 2
            Mão = 27

Membro Inferior = 31
            Cintura Pélvica = 1
            Coxa = 1
            Joelho = 1
            Perna = 2
             = 26

Ossículos do Ouvido Médio = 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário