quarta-feira, 23 de abril de 2014

Tecido conjuntivo ósseo



Tecido ósseo
Características:
é um tecido conjuntivo especializado formado por células, matriz óssea, endósteo e periósteo, sendo o tecido que mais sofre modificações, porém caracteriza-se por ser muito rígido e bastante resistente.

· O endósteo é a superfície interna, formado por fibras reticulares e osteoblastos.
· O periósteo é a superfície externa e é composto pela camada fibrosa, mais interna, e pela camada osteogênica, mais externa. Ele se encontra aderido à superfície externa da diáfise do osso.
A nutrição dos osteócitos depende dos canalículos da matriz que possibilitam as trocas de moléculas e íons entre os capilares sanguíneos e os osteócitos.





 Funções: proteção de órgãos vitais e sustentação para as partes moles são as principais. Além disso, se destaca por alojar e proteger a medula óssea, por participar do sistema de alavancas que amplia as forças geradas na contração muscular, dar apoio para os músculos, aumentar a coordenação e a força dos movimentos, e armazenar substâncias como cálcio e fosfato.

Tipos de células
Osteoblastos
São as células jovens que produzem a parte orgânica da matriz óssea (colágeno tipo I, proteoglicanas e glicoproteínas), são capazes de concentrar fosfato e cálcio participando da mineralização da matriz.
Estão localizados nas superfícies ósseas e em regiões onde há tecido ósseo em formação e a forma destas células está diretamente ligada ao estado de ativação dos osteoblastos, ou seja, quanto ativos são cubóides e quando inativos são achatados.
A matriz se deposita ao redor do corpo da célula e de seus longos prolongamentos, formando as lacunas e os canalículos, esses longos prolongamentos citoplasmáticos permite tocar a célula vizinha.


Osteócito
São os osteoblastos maduros, essenciais para a manutenção da matriz, essas células estão localizadas no interior da matriz ocupando as lacunas (cada lacuna contém apenas um osteócito) das quais partem canalículos que permitem a comunicação entre uma lacuna e outra, por onde passam nutrientes e oxigênio.
Possuem pequena quantidade de retículo endoplasmático rugoso, complexo de golgi pequeno e núcleo com cromática condensada.




Osteoclastos
São células móveis, gigantes, ramificadas e polinucleares (6 a 50 núcleos), com citoplasma granuloso.
A superfície ativa dos osteclastos, voltada para a matriz óssea, apresenta prolongamentos vilosos irregulares circundado por uma zona clara que é o local de adesão do osteclasto com a matriz óssea, estando aderido secretam ácido, colagenase e outras hidrolases que digerem a matriz orgânica.
Essa atividade de absorção do osteoclastos, é coordenada por citocinas e por hormônios como a calcitonina e o paratormônio.



Matriz óssea
É constituída por 50% de parte inorgânica com íons de cálcio e fosfato e 50% de parte orgânica com fibras colágenas, constituída por colágeno tipo I e por pequena quantidade de proteoglicanas e glicoproteínas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário